< Voltar
Foto: Rodrigo Corsi/FPF

O formato do Paulistão da Série A2 2019 está definido. A principal novidade será o aumento de classificados na fase inicial, passando para oito.

A reunião de conselho arbitral aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 24, com os 16 clubes reunidos na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF). O Sertãozinho foi representado pelo Secretário Administrativo Wilson Almeida e o Diretor de Marketing, Tcharles Bighetti.

Para o próximo ano, o campeonato terá turno único na primeira fase, com todos enfrentando todos. Sem equipes que irão disputar as séries A e B do Campeonato Brasileiro no ano que vem, o número de datas do campeonato será ampliado para 21. Com mais três datas para disputa, o torneio ganhará uma nova fase (quartas de final), disputada em ida e volta assim como as semifinais e a final, que acontecerá no dia 1º de maio.

Serão 15 partidas eletrizantes. Os oito melhores classificados avançam para a segunda fase, enquanto os dois últimos serão rebaixados. Essa segunda fase será ‘mata-mata’, com jogos de ida e volta. A fórmula definida é a seguinte: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º, 4º x 5º colocado.

Caso os jogos terminem empatados na soma dos resultados, a decisão será nos pênaltis. Os quatro melhores seguem para as semifinais que também serão disputadas em dois jogos (ida e volta); em caso de empate na soma dos resultados será decidido nos pênaltis.

Os dois finalistas conseguem o acesso para a elite do futebol paulista e disputam a final que também será decidida em dois jogos como já acontece na série A1. O vencedor do Paulista A2, garante vaga na Copa do Brasil. 

Como o time grená terminou na 6ª colocação geral, o touro recebe 8 jogos em casa e 7 fora.

A tabela da competição deve ser divulgada em breve pela FPF - Federação Paulista de Futebol.